Portal da Cidade Castro

20° SECOM PODCAST

Conheça um pouco da história do Iank Frutas e Verduras de Castro - PR

A sócia-gerente do estabelecimento esteve no Secom Podcast para contar um pouco das conquistas e desafios da empresa.

Publicado em 02/04/2024 às 08:26
Atualizado em

O comércio de Castro é repleto de bons estabelecimentos e um dos destaques é o Iank Frutas e Verduras, que está na cidade há aproximadamente 28 anos e foi cultivando uma trajetória de muitos sucessos e desafios.

E foi sobre essa história que a sócia-gerente da loja, Luciana Iank do Prado, falou no 20º episódio do Secom Podcast, que é realizado semanalmente pelo Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Castro e Região.

De acordo com Luciana, tudo começou quando seu pai, Luiz César Iank, se aposentou da carreira na indústria, em 1996, e resolveu se aventurar pelo mundo do empreendedorismo. Ele comprou uma linha que terceirizava hortifrutis, buscando mercadorias no Ceasa. A ideia era vender aos comércios da região no atacado.

Depois de um tempo, Luiz Iank percebeu que os moradores vizinhos também queriam comprar produtos com ele, só que em pequenas quantidades. Foi então que, de pequenas caixas de frutas e verduras separadas, o Iank Frutas também entrou no mercado de varejo.

“O meu pai estudou bem as oportunidades, viu que [verdura] era uma coisa que ele sempre gostou muito. De certa forma, ele já tinha uma experiência com o ramo de alimentos, porque ele já trabalhou em uma indústria de alimentos e já plantava”, contou Luciana sobre o empreendimento que deu muito certo e está há quase três décadas funcionando.

No decorrer dos anos, um dos desafios enfrentados pelo Iank Frutas e Verduras foi o fechamento da loja que ficava no centro da cidade, durante a pandemia de Covid-19. O estabelecimento estava aberto há apenas um ano e, depois de muito investimento, precisou ser fechado.

“Quando você investe é com a expectativa de que as coisas deem certo. E quando foi feita a pesquisa de como montar a loja do centro, eu sempre imaginei fazer uma coisa diferente, de ter um ponto mais refinado e que atendesse melhor o cliente. [...] Mas era uma loja muito dependente do comércio físico e a vida útil de frutas e verduras não é igual [a de outros produtos]”, explicou a sócia-gerente.

Embora tenha sido um momento difícil, esse não foi motivo para que a família desanimasse. Sobre isso, Luciana Iank diz:

“Às vezes, a ideia pode ser boa, mas não é perfeita. A visão que o cliente tem não é a mesma do empreendedor. A grande lição que eu levo é saber tirar disso um potencial de crescimento. Foi uma lição positiva e um grande aprendizado”, contou.

Atualmente, além da loja, o Iank Frutas e Verduras  também são proprietários de uma chácara onde são produzidos alguns dos produtos vendidos na loja. É lá que o senhor Luiz César Iank dedica boa parte do seu tempo. No local, são cultivados couve-flor, brócolis, alfaces, beterraba, mostarda, repolho, etc. Todos orgânicos, sem nenhum tipo de agrotóxico.

Para complementar os itens, a sócia-gerente explicou que compra produtos no Ceasa, mas também não esquece dos produtores locais para estimular o comércio dentro da própria cidade. Um incentivo que também partiu da campanha “Compre em Castro”, uma parceria entre o Secom e outras instituições.

Luciana Iank - Sócia Gerente

Atendimento

“Às vezes, a gente tem uma visão de achar que o do outro é melhor, que o da cidade grande é melhor… E não é! [...] O atendimento da cidade grande não é o mesmo que a gente tem em cidade pequena. Tudo o que você tem na cidade grande, tem aqui em Castro e com o diferencial de ser atendido por castrenses, com o dinheiro girando [aqui]”, finalizou Luciana.

Luciana Iank - Sócia Gerente

Fonte:

Deixe seu comentário