Portal da Cidade Castro

25° SECOM PODCAST

Coordenadoras do Sepam abordam o valor da educação para crianças e adolescentes.

A abordagem pedagógica do Colégio promove autonomia e responsabilidade aos estudantes desde pequenos.

Publicado em 13/05/2024 às 11:45

Autonomia e disciplina são alguns dos princípios trabalhados com todas as crianças e adolescentes do Colégio SEPAM de Castro. O intuito segundo a coordenadora pedagógica Regiane da Silva é formar indivíduos mais seguros e preparados.

“O processo educacional acontecendo no Colégio Sepam veio realmente para mudar esse contexto educacional. Buscando qualidade na equipe dos professores e que levassem essa qualidade para os alunos. Muitos alunos que passaram pelo Colégio Sepam estão atuando em várias áreas, tanto na cidade quanto fora e no exterior também, e retornam à Castro para contar suas vivências”, afirmou a profissional.

Regiane e Vera Soethe Giehl, coordenadora de esportes do Sepam, estiveram no 25° episódio do Secom Podcast, que é realizado pelo SECOM Castro. O colégio conta com turmas do Infantil 1 até o 3º ano do ensino médio.

Durante o bate-papo, as profissionais contaram como o Sepam, que está há cerca de 30 anos na cidade, aborda, de maneira adequada temáticas importantes dentro e fora da escola.

De acordo com elas, ensinar autonomia faz toda a diferença e contribui para todas as áreas da vida, principalmente escolar.

“A [abordagem] pedagógica do Sepam procura fazer com que o aluno, desde muito pequeno, busque a sua autonomia. [...] Desde pequenos, eles já fazem atividades na escola e em casa. [...] As famílias têm abertura para conversar conosco sempre sobre o andamento das crianças. Com essas atividades acompanhadas pelos professores e pelas famílias, eles passam a ter o hábito de estudo diário”, destacou Regiane.

E o método tem dado certo, já que, em 2023, houve 95% de aprovação em vestibulares das universidades públicas e particulares entre os alunos que cursaram o 3º ano do ensino médio no Sepam.

“Isso é reflexo de um ensino que vem trabalhando com essa dedicação, essa disciplina nos estudos desde pequenininhos de uma forma natural. [...] Atualmente, nós também [fazemos] o acompanhamento das crianças e dos adolescentes que precisam de uma atenção especial quando apresentam dificuldades na aprendizagem”, explica a coordenadora pedagógica.

A prática de esportes também entra na metodologia de ensino e segundo a coordenadora de esportes Vera Soethe Giehl, às vezes os estudantes precisam sair um pouco da rotina de estudo e dedicar tempo em outras atividades.

Confira o bate-papo completo sobre a importância de uma educação básica de qualidade no Canal do Secom Podcast no Youtube.


Coordenadora de Esportes

Vera Soethe Giehl

“O que a gente mais preza é trazer eles para o esporte, para eles terem gosto, gostar das atividades, sair da rotina de estudos, ir para escola e extravasar, soltar energia… Não necessariamente ser o campeão. O importante é ele participar, fazer o entrosamento com os colegas, dividir, participar e cooperar”, conta a coordenadora.

Coordenadora de Esportes

Fonte:

Deixe seu comentário