Portal da Cidade Castro

Novos conselheiros

Novos conselheiros tutelares serão empossados em janeiro de 2024

No domingo (1º) foram eleitos os novos conselheiros tutelares de Castro, para a gestão 2024/2028.

Publicado em 05/10/2023 às 15:13
Atualizado em

A instituição conta ordinariamente com cinco membros titulares, eleitos a cada quatro anos. No município foram eleitos: Suzan Maria dos Santos de Paula, com 623 votos, Ederson de Jesus Xavier, com 461 votos, Irene Schmidke, 399 votos, Sonia Sueli da Aparecida Santos, com 362 votos e Leticia das Brotas Flugel, 284 votos.

Como suplentes ficaram Daiane Carolina Dancoski Lederer, com 206 votos, Giana Mariza de Almeida Assis, 172 votos e Elias Junior Ribeiro, com 84 votos. A classificação, dos conselheiros e dos suplentes, ocorre conforme número de votos que cada um recebeu. Os suplentes são convocados se for necessária substituição durante o período da gestão, caso aconteça por exemplo, desistência por parte de um dos eleitos, ou haja impedimento para assumir o cargo.

Os novos conselheiros tutelares serão empossados no dia 10 de janeiro de 2024, com dedicação exclusiva a instituição e carga horária semanal de 40 horas. As atribuições do conselheiro tutelar estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e contêm medidas de proteção às crianças e adolescentes, e aos pais ou responsáveis.

Sobre o Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão de defesa dos direitos da criança e do adolescente e foi criado pelo Estado para representar os interesses da sociedade civil na área. Deve haver intervenção do órgão sempre que ocorrer violação de direitos, seja pela família, sociedade e estado e em razão da própria conduta da criança ou do adolescente.

Fonte:

Deixe seu comentário